quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicionário Ululante das Palavras Ambulantes

O Vocábulo, crendo-se eterno vocativo, banhava-se no vestiário masculino. Quando a vaidade já ia aquém do possível, virou a válvula do chuveiro e aveludou-se na toalha vermelha que virava cor-de-vinho em contato com o vapor. Vasculhou mochila e vasilhas em vão:

- Quem verteu-se de minhas vestes? 

Todas as vistas voltaram-se ao Vocábulo que, vejam bem, não passava de mais um verbete naquelas páginas envidraçadas. "Vai ver procurara sem veemência", pensaram os outros verbetes, voltando-se em dúvidas. 

- Vândalos!, Vocês deviam ter vergonha de tais invirtuosidades! Vagabundos!

O vácuo dos ouvintes vibrava com o vociferar nem um pouco vacilante do Vocábulo. Na verdade, não havia vulgaridades no vai-vém dos vultos-palavra, não era esse o motivo pro sumiço das vestes. Sem qualquer voyerismo "vil" (somente a presença de uma vagina outra, dos verbos que, convenhamos, dependem dos pronomes para fazer valer seus gêneros). O vestiário aos poucos se esvaziava, pois todos os verbetes vivem em viagem, entre as vozes tantas nos palavrórios humanos, nos versos, no voo ao vento. Porém, as ventas do Vocábulo ainda esvoaçavam de valentia que, de leve e percebendo a própria vergonha, foi virando-se violento vexame, ele só e nu, inválido no vestiário. Virgem, sem violetas, vinténs ou viravoltas, voltou-se ao chão feito verruga com vertigem e, vítima de verborragia súbita, envenenou-se a si mesmo pela vida. No ar, os violinos se calavam, sem devoção alguma à vasta avareza do Vocábulo, sem fazer valer velório. O que o Vocábulo (vai saber o motivo da maiúscula) não viu é que verbetes e vocábulos tem desvestes até em vogais, são nus até sob véu: são, veja só, vulneráveis ao autor de verdade, que consegue envoltar todos de voz.

2 comentários:

  1. Sério você escreve muito bem! Uma coisa tão simples, uma simples cena, um simples personagem tornam-se um lindo texto em suas palavras!
    Muito bom!

    visite o meu:
    www.umaformadepensamento.blogspot.com
    Valeu ^^

    ResponderExcluir